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quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

ESCOLARES: A falsa questão dos Regulamentos!

ESCOLARES:
Enquanto os miúdos se divertem e gozam os poucos momentos semanais de um Jogo a sério, os adultos envolvem-se em discussões inúteis relativamente ao cumprimento, ou não, por parte dos Clubes, das regras existentes neste Escalões. Estas deveriam conduzir à FORMAÇÃO dos atletas, mas não, todos querem ganhar! Mas nestas idades, mais importante do ganhar é aprender a patinar! É muito difícil transmitir esta necessidade particular do hóquei em patins a todos os envolvidos! O melhor para a evolução de um atleta, é praticar esta modalidade lutando contra as maiores dificuldades, e que o sejam, por exemplo, jogar perante melhores patinadores. Por outro lado, se uma equipa pretende apenas utilizar no jogo os seus melhores patinadores e não pretende desenvolver todos os atletas por igual, dando as mesmas oportunidades a todos, só porque apenas a vitória lhe interessa, pois que o faça, porque nestas idades só beneficiará a equipa adversária e penalizará o futuro da sua EQUIPA! É triste que seja necessário através da imposição (Regulamento Pedagógico, e que muitos parecem desconhecer…) que se tenha de incutir em algumas pessoas, a necessidade e a vantagem de nas duas primeiras meias metades dos Encontros, com 8 minutos de duração cada, todos os atletas participarem e não existirem substituições nestes Encontros, como forma de assegurar que todos os atletas de uma equipa joguem 8 minutos, na primeira meia parte ou na segunda meia parte do Encontro. Apesar disto, só quem não entende o quanto exigente e específica é a preparação de atletas de hóquei patins é que coloca alguma ênfase nestas falsas questões. Enquanto que um atleta de andebol, futebol, etc, após algumas sessões de treino está apto para iniciar a prática do jogo, ainda que com muitas limitações, no hóquei em patins primeiro é necessário muita persistência para o domínio das 8 rodas, depois o domínio do stick e seguidamente deste com a bola. Só após muitas sessões de treino com todas estas variáveis minimamente coordenadas é possível o atleta tentar a prática do jogo…  Por isso estes Encontros de Formação são fundamentais para os atletas patinarem por todo o rinque e não para ficarem a marcar, estáticos, um atleta da equipa adversária, ou para vários atletas que queiram experimentar a defesa da baliza o façam, e não para especializar um e apenas um atleta nessa função, com preocupação de a equipa não sofrer muitos golos, etc, etc. Depois faltam Guarda-Redes na modalidade…
Não seria altura de nos concentrarmos todos no que realmente interessa: promover a modalidade e ajudar na evolução destes atletas?!
 
Vi este texto num blog sobre Formação no Hóquei em Patins e achei bastante interessante...
Lima Pereira

2 comentários:

Picota disse...

Este comentário tem tudo para as pessoas perceberem, mas acho que depois de lido as pessoas vao continuar a não perceber já que existe e persiste a ganancia de ganhar.
Eu sou um dos treinadores da equipa dos escolares e também gosto de ganhar, mas nesta idade isso não é o mais importante.
Como é referido no comentário, não é qualquer pessoa que joga hoquei, porque tem que gostar ja que a obtenção de resultados em termos de saber patinar, stickar e saber dominar uma bola sao demorados, mas se as crianças trabalharem e forem persistentes de certeza que vão obter o sucesso.
Quanto à questão dos guarda-redes, infelizmente é verdade, porque até mesmo o nosso clube que à uns anos atrás era uma grande "escola" de guarda-redes, tem faltas deles. Este caso é mais complexo do que anterior, já que para se ser um guarda-redes não pode haver medo e têm que ser malucos, num bom sentido, claro.
Para concluir, as vitórias fazem falta, obviamente, mas não são o mais importante. abraços

Anónimo disse...

O artigo é muito interessante.
Todos os adultos que entram no hóquei em patins com os seus filhos deviam obrigatoriamente ter conhecimento dos princípios que estão na base destes escalões etários.
Talvez deixassem de pressionar tanto os filhos exigindo-lhes vitórias e passassem a apreciar também a sua evolução e os progressos conseguidos na prática desta modalidade.


Aquilino