Este Blog não é propriedade do CART, como tal não reflete as opiniões da sua direcção. Todos os post aqui colocados são da responsabilidade de quem os coloca.

quarta-feira, 8 de junho de 2011

O Fim de um Ciclo

Escrevo hoje aqui pela última vez.
Ontem, dia 7 de Junho de 2011, depois de aprovadas as contas relativas à minha direcção do biénio 2009/2011, a nova direcção, liderada pelo meu amigo Ricardo Mota, tomou posse. Desde esse momento, deixei de dirigir os destinos desta grande instituição - CART -, no entanto, tenho a certeza que está entregue em boas mãos.
Fazendo uma análise aos meus quatro anos à frente desta colectividade, faço um balanço bastante positivo. O número de atletas aumentou quer com a reactivação do Voleibol Feminino, quer com a introdução de novas modalidades: o Futsal, o Karaté, o Ballet, a Pesca e Rope Skipping (salto à corda). Foi adquirida uma viatura para transporte de atletas, foram executadas obras de beneficiação do pavilhão e foram honramos todos os compromissos.
No entanto, nem tudo foi um mar de rosas. Se alguns problemas já contava com eles, muitos me apareceram como socos num vale escuro. A grande batalha da minha gestão foi, sem dúvida, o problema das contas. O grande objectivo da minha direcção foi a consolidação financeira que foi conseguida devido ao grande rigor com que as contas eram geridas, aos subsídios recebidos da Junta de Freguesia e da Câmara Municipal de Guimarães, ao apoio dos patrocinadores, em especial ao da SUPERINETES, e também ao contrato efectuado com a Escola Secundária. Relativamente a este contrato, apenas quero referir que o CART disponibilizou o pavilhão à Escola Secundária enquanto decorriam as obras do seu pavilhão e que o valor pago ao CART foi suportado pelo empreiteiro, como forma de indemnização por não cumprimento dos prazos. A propósito deste assunto, quero aqui, publicamente, agradecer ao Director do Conselho Executivo da Escola Secundária todo o apoio e empenho prestados.
Tive algumas situações complicadas que exigiram muito do meu tempo e muitas dores de cabeça. Neste caso concreto refiro-me aos problemas com os vizinhos do CART que, por tudo e por nada, chamavam a autoridade; ao problema do abastecimento de energia eléctrica ao pavilhão; aos credores que me batiam à porta; e o processo do Sr. Carlos Marques, que foi, indubitavelmente, o que mais me incomodou. Nunca pensei que o Sr. Carlos Marques tivesse, para comigo e para com a minha direcção, a postura que teve, inclusive, até no dia de ontem. Se enquanto fui presidente do CART tive alguma desilusão, foi esta, certamente. Mas para mim é assunto encerrado.
 No meu entendimento, deixo o clube muito melhor do que o encontrei, e espero, francamente, que a nova direcção dê continuidade ao trabalho com qualidade e rigor, para que o futuro do CART permaneça risonho.
Finalmente, o meu agradecimento a todos os dirigentes, atletas, treinadores e colaboradores que foram imprescindíveis para o engrandecimento deste clube.
António Alberto Lima Pereira 

3 comentários:

Vilasdastaipas disse...

Lima (agora já não preciso de te tratar por presidente): Gostaria de escrever muita coisa sobre este teu apontamento, mas o espaço não permite. Tu não atingiste "O Fim de um Ciclo". Com a porrada que levaste e com os problemas que te criaram, tu atingiste “O Fim da Universidade”. É claro para toda a gente – só para quem não quiser perceber ou preferir as confusões – que estes quatro anos das tuas direcções, foram não só “bastante positivos” como escreves, mas sim MUITO positivos.

Depois de teres sido incentivado ((pressionado)?) para aceitar o cargo, exerceste-o muito melhor que aqueles que te incentivaram, achavam que o poderias fazer. Depois da difícil e tormentosa conclusão do Pavilhão, era necessária uma Direcção e uma liderança, que fosse aceite sem “pé atrás” e que estabilizasse e desse continuidade ao trabalho anterior. Infelizmente houve quem assim não quisesse. No entanto suplantaste o que se te pedia; aguentaste o que nunca se pensou ser necessário aguentar; negociaste o que parecia inegociável; e repuseste a verdade onde prevalecia a mentira.

A última assembleia-geral foi uma surpresa, mesmo para quem conviveu com os teus mandatos e acompanhou os teus problemas. A tua firmeza em esclarecer as situações, que alguns tentavam encobrir, foi a cereja no topo do bolo, dos quatro anos em que foste o principal responsável pelo CART.

Pelo que fizeste pelo CART e pelo muito que dele gostas – a tua despedida sentida e emotiva é disso prova – os meus agradecimentos e um grande abraço.

Quim Vilas

Abraão Fertuzinhos disse...

A VILA DAS TAIPAS NÃO DISSE, MAS DEVE SABER.

A presente Direcção eleita, espera-se que terá uma palavra a dizer no esclarecimento da verdade de todo um passado recente na história do CART.
Admito a prudência e coerência que os assuntos em discussão merecem,mas isto de IDOLATRAR E VIOLENTAR EX-PRESIDENTES É FALTA DE RIGOR E VERDADE.

O CART não pode negar a verdade aos seus associados através de uma análise exaustiva e ou independente aos altos valores recebidos e admnistrados pelas DIRECÇÕES anteriores à existente.
A cessante Direcção indicou que deixou a presente em funções num bom caminho.
A VERDADE PRECISA-SE,pois as contas apresentadas e aprovadas não indicam este facto.
SERÁ QUE ESTÃO POR IDENTIFICAR RECEITAS PREVISTAS E NÃO IDENTIFICADAS AOS SÓCIOS?

A SER ASSIM O PASSADO E O FUTURO TERÁ MAIS DIGNIDADE COM UM PRESENTE DE E NA VERDADE.
Cumprimentos,
Abraão Fertuzinhos

António Alberto Lima Pereira disse...

Sr. Abraão, lamento este seu comentário!
Não sei onde o Sr. quer chegar e o porquê de vir para a praça pública com estas interrogações????

Mais uma vez estou a levar na cabeça por ser honesto, rigoroso e transparente.

Permita-me lembrar-lhe o que o Sr. juntamente com o seu amigo Carlos Marques foram os únicos a solicitar a consulta ao relatório de contas apresentado pela minha direcção aos sócios em assembleia.

Essa consulta foi lhe facultada detalhada, com tudo registado e descrito, com as pastas para consulta caso alguma dúvida o Sr. tivesse!

Mais uma vez estou a levar na cabeça por ter sido demasiado transparente para consigo e digo isto porque o Sr. está a usar informação "privilegiada" para colocar em questão as contas apresentadas pela minha direcção que foram aprovadas sem votos contra (fico satisfeito porque o Sr. coloca em causa o valor que esta direcção vai receber no futuro, é bom sinal, pior seria se fosse dívidas).
O Sr. e o seu amigo Carlos Marques sabem bem da contabilidade do CART. Sabem bem da saúde financeira que o CART atravessa, e sabem porque eu lhes disse, ou melhor, mostrei no meu relatório de contas, por isso é que estão ou estiveram tão atrapalhados subitamente nas contas do clube. Lembra-se que o Sr. até me telefonou a perguntar se os valores estavam correctos!!!
As suas fontes estavam mais bem informadas que eu!!! Esses valores estão lá, foram referidos e estão descritos no relatório!!!
Onde está a dúvida???

Sr. Abraão, a minha contabilidade reflecte tudo o que eu deixei, se o Sr. tivesse o cuidado ao verificar as contas na sua totalidade saberia do que eu estou a falar, naturalmente eu não posso dizer o que o clube vai receber no futuro porque não sou eu que vou pagar... Mas que tal está previsto no relatório de contas garanto-lhe que está.

Sr. Abraão, é legitimo criticar opções das direcções, é legitimo questionar porque se fez isto em vez daquilo, agora o que eu não admito a ninguém e muito menos a si e ao seu amigo, é questionar ou duvidar das minhas contas, foi-lhe colocado à disposição todos os documentos e não me lembro de você questionar o que quer que fosse no local e na altura própria.

Talvez por isso o Sr. continua hoje a martelar naquilo que se tivesse dado a devida atenção no tempo devido, hoje estaria resolvido...

E eu que pensei que o meu ciclo estava concluído... afinal parece que me enganei!!!

Sr. Abraão, você tem o meu número, se alguma dúvida o incomoda assim tanto podia me ligar, pois num passado recente sempre que solicitou eu respondi-lhe.
Aqui não é o sitio para tratar dos assuntos que dizem respeito aos sócios do CART.
António Alberto Lima Pereira